Banco de Oportunidades

Oportunidades para suas ideias e negócios

PREFEITURA E ENTIDADES ORGANIZAM PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

Na semana passada, aconteceu um encontro entre o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, e representantes de entidades do município para tratar sobre a organização da Semana da Pátria. Na ocasião, foi definido o tema da programação: “Civismo: os valores são nossos”, em que serão abordadas questões como respeito, cidadania e participação popular.

Assim como em 2014, os eventos comemorativos da Semana da Pátria serão itinerantes, ocorrendo em diversos locais da cidade, com atividades que reforçarão a temática. “Queremos envolver a comunidade e estimular a participação nas ações desenvolvidas pelo setor público, principalmente nas decisões e no cuidado com o que é público, ou seja, com o que é de todos. Assim, através do civismo, destacaremos valores de cidadania e respeito social”, ressaltou Zucchi.

Poderão participar do tradicional desfile de 7 de Setembro não somente instituições educacionais, mas também entidades e representantes de diferentes segmentos da sociedade. Da Rede Municipal de Educação, por exemplo, desfilarão os alunos dos 4º e 5º anos; os demais – alunos da Educação Infantil e dos 1º, 2º e 3º anos – assistirão à solenidade, assim como ocorreu em 2014.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, enfatizou que nas escolas serão realizadas diversas atividades durante toda a Semana da Pátria, além dos preparativos para o desfile – tanto para as turmas que participarão, assim como para as que assistirão. Serão projetos e atividades interdisciplinares.

“Foi uma experiência que deu certo, justamente porque oportuniza que as crianças compreendam o significado histórico das comemorações e o que foi a Independência do Brasil. Serão desenvolvidas atividades em sala de aula que abordarão não só as questões relacionadas à história do Brasil, mas também as noções de civismo, assim como a formação cidadã das crianças”, disse Heloí.

A secretária lembra ainda que a Rede Municipal de Educação também participará dos eventos da Semana da Pátria, que ocorrerão em lugares como o 3º Batalhão de Polícia Militar, a sede do Corpo de Bombeiros, parques, a praça Presidente Vargas, entre outros.

Além das secretarias municipais, o encontro contou com representantes do Núcleo Regional de Educação, do 3º Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, entre outros.