Acadêmicos da UTFPR participam do SEI/Sicite, na Inventum 2019

Na noite dessa segunda-feira (11), dentro da programação da Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, foi realizado, na Sociedade Rural Pato Branco, a abertura oficial do Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Essa foi a primeira vez que os seminários, que reúnem mais de mil acadêmicos, de 13 câmpus, foram realizados de forma integrada e concomitante.

O SEI e o Sicite são eventos promovidos, anualmente, pelas Pró-Reitorias de Extensão e Inovação (PROREC) e Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da UTFPR. Nesta edição, os acadêmicos poderão apresentar seus trabalhos, tanto para a comunidade interna como externa, aumentando a visibilidade e interação com a produção científica da universidade. Para o professor da UTFPR – Câmpus Pato Branco e presidente do SEI, Thiago de Oliveira Vargas, trazer para a Inventum os seminários oportunizará a conexão entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O também professor da UTFPR – Câmpus Pato Branco e presidente do Sicite, Paulo Rogério Novak, afirmou que a Feira proporcionará à comunidade conhecer o que os acadêmicos estão desenvolvendo em prol da sociedade.

O prefeito Augustinho Zucchi participou da abertura dos seminários e parabenizou o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “É um evento maravilhoso. Quanta gente na Inventum para conhecer publicações científicas acadêmicas que, certamente, farão a diferença na vida das pessoas”, disse.

A acadêmica de Engenharia de Bioprocessos da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos, Patrícia Marins, ressaltou que os dois eventos acontecendo, concomitantemente, agregam muito mais para os estudantes. “A Inventum está promovendo uma interação muito interessante, porque além de conhecer projetos de robótica, por exemplo, que não são da minha formação, eu estou tendo a oportunidade de ver a apresentação de artigos muito bem elaborados”, destacou.

As atividades do SEI e Sicite têm continuidade nesta terça-feira (12). Para acompanhar toda a programação dos eventos da Inventum, acesse: www.inventum.org.br/programacao.

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.