Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Acadêmicos da UTFPR participam do SEI/Sicite, na Inventum 2019

  • Projetos CTI
  • Nenhum comentário

Na noite dessa segunda-feira (11), dentro da programação da Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, foi realizado, na Sociedade Rural Pato Branco, a abertura oficial do Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Essa foi a primeira vez que os seminários, que reúnem mais de mil acadêmicos, de 13 câmpus, foram realizados de forma integrada e concomitante.

O SEI e o Sicite são eventos promovidos, anualmente, pelas Pró-Reitorias de Extensão e Inovação (PROREC) e Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da UTFPR. Nesta edição, os acadêmicos poderão apresentar seus trabalhos, tanto para a comunidade interna como externa, aumentando a visibilidade e interação com a produção científica da universidade. Para o professor da UTFPR – Câmpus Pato Branco e presidente do SEI, Thiago de Oliveira Vargas, trazer para a Inventum os seminários oportunizará a conexão entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O também professor da UTFPR – Câmpus Pato Branco e presidente do Sicite, Paulo Rogério Novak, afirmou que a Feira proporcionará à comunidade conhecer o que os acadêmicos estão desenvolvendo em prol da sociedade.

O prefeito Augustinho Zucchi participou da abertura dos seminários e parabenizou o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “É um evento maravilhoso. Quanta gente na Inventum para conhecer publicações científicas acadêmicas que, certamente, farão a diferença na vida das pessoas”, disse.

A acadêmica de Engenharia de Bioprocessos da UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos, Patrícia Marins, ressaltou que os dois eventos acontecendo, concomitantemente, agregam muito mais para os estudantes. “A Inventum está promovendo uma interação muito interessante, porque além de conhecer projetos de robótica, por exemplo, que não são da minha formação, eu estou tendo a oportunidade de ver a apresentação de artigos muito bem elaborados”, destacou.

As atividades do SEI e Sicite têm continuidade nesta terça-feira (12). Para acompanhar toda a programação dos eventos da Inventum, acesse: www.inventum.org.br/programacao.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

Deixe uma resposta