Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Concurso de Ponte de Macarrão movimentou o último dia da Inventum 2019

  • Projetos CTI
  • Nenhum comentário

Os vencedores do concurso de Ponte de Macarrão, que movimentou a Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, foram conhecidos na noite de quarta-feira (13). Realizada pela segunda vez no evento, a competição reuniu, nesta edição, 31 equipes, das cidades de Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Umuarama, que receberam medalhas e premiação em dinheiro. O concurso foi organizado pela Faculdade Mater Dei, com apoio da Faculdade de Pato Branco (Fadep) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.

O principal desafio da competição, no qual participaram estudantes do Ensino Médio, cursos técnicos e acadêmicos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, foi de construir uma ponte de macarrão que suportasse a maior carga com o menor peso de estrutura, além de promover a integração e estimular a aplicação de conhecimentos básicos da engenharia. O peso da ponte não poderia ser superior a 900 gramas, considerando a massa (macarrão), a cola utilizada, a barra de aço para a fixação da carga e o mecanismo de apoio em PVC.

A professora da Faculdade Mater Dei, dos cursos de Engenharia civil e Arquitetura e Urbanismo e, organizadora do concurso, disse que os participantes puderam vivenciar uma situação prática, que mesmo sendo um modelo reduzido, traduz o que é a realidade de um carregamento em estrutura. “A competição da Ponte de Macarrão já é marca registrada na Inventum, a maquete simula em uma escala reduzida, o que acontece na realidade. O evento foi um sucesso e as instituições mostraram seus trabalhos para toda população de Pato Branco”, salientou.

O estudante de Engenharia Civil da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep), de Francisco Beltrão, Elain Pavelecini, afirmou que o concurso oportunizou colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Foi um desafio estimulante, porque fiz projetos de cálculo, pesquisei muito e construí. A experiência é única e, quanto mais você se envolve, mais aprende. Valeu a pena todo o esforço”, ressaltou.

Classificação

1º lugar: Grupo Batman – Faculdade de Pato Branco (Fadep)

2º lugar: Grupo Tudo por 1 Ponto – Faculdade de Pato Branco (Fadep)

3º lugar: Grupo One Ton  – Universidade Paranaense (Unipar – Umuarama)

4º lugar: Grupo A Espera De Um Milagre – Faculdade de Pato Branco (Fadep)

5º lugar: Grupo A Que Ponte Chegamos – Faculdade Mater Dei

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que aconteceu de 08 a 13 de novembro, contou com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

Deixe uma resposta