Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Corrida Maluca movimentou o segundo dia da Inventum 2019

  • Projetos CTI
  • Nenhum comentário

Adrenalina e emoção foram os principais ingredientes da 2ª Corrida Maluca, competição que movimentou a Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, na tarde desse sábado (09). A disputa, que estimulou a criatividade, o trabalho em grupo, o empreendedorismo e o conhecimento científico, consistiu na criação e montagem de carros não motorizados. Nessa edição, participaram 25 equipes na categoria Escolar e Livre, de diversas cidades da região.

A categoria Escolar foi dividida em duas modalidades: Design e Desempenho, que analisou, além da corrida, a coreografia de apresentação, o tema escolhido, o acabamento, a tecnologia, bem como, o desempenho do carro, ou seja, a distância percorrida e o tempo utilizado para percorrer a pista. Na categoria Livre, os quesitos avaliados foram: inspeção, estrutura (conforto e segurança) e decoração.

Os chassis, para o desenvolvimento dos carros, foram doados pela Metalúrgica CBS, parceira da Inventum e os acadêmicos dos cursos de Engenharia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, orientaram os alunos a criarem a identidade visual, o sistema de frenagem e os componentes tecnológicos dos veículos.

Na categoria Escolar, na modalidade Desempenho, o campeão foi o Colégio Mater Dei. Na modalidade Design, foram dois os campeões: o Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças e o Colégio Integral, ambos fizeram a mesma pontuação. Na categoria Livre, a equipe vencedora foi da Unicentro, de Guarapuava. Todos receberam medalhas e troféus.

Para o aluno João Caetano Damo, do Colégio Mater Dei, a conquista foi o resultado do trabalho em equipe. “Na edição passada ficamos em quarto lugar e, hoje, sair daqui como campeões é motivo de muito orgulho e foi a Inventum que possibilitou tudo isso: novos desafios, conhecimentos e superação”, salientou.

Classificação

Categoria Escolar

Modalidade: Desempenho

1º lugar: Colégio Mater Dei (Pato Branco)

2º lugar: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças (Pato Branco)

3º lugar: Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Mariópolis)

4º lugar: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (Pato Branco)

5º lugar: Senai (Pato Branco)

Modalidade: Design

1º lugar: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças (Pato Branco) e Colégio Integral (Pato Branco)

3º lugar: Senai (Pato Branco)

4º lugar: Colégio Alfa Águia (Pato Branco)

5º lugar: Colégio Estadual do Campo São Roque (Pato Branco)

Categoria Livre

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) (Guarapuava)

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

Deixe uma resposta