Inventum 2019 sediou Torneio de Robótica FLL e FTC

Mais de 250 estudantes de colégios Sesi, de 16 municípios do Paraná, participaram, na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, da seletiva regional do Torneio de Robótica – First Lego League (FLL) e da First Tech Challenge (FTC). Os vencedores da competição, organizada pelo Sistema Fiep, foram conhecidos na tarde dessa quarta-feira (13). Os três primeiros classificados da categoria FLL e os dois primeiros da FCC participarão da etapa estadual, em fevereiro de 2020, em Curitiba.

Na FLL, o primeiro lugar ficou com a equipe Megazord, de Pato Branco; o segundo com a 7th Connection, de Cianorte; e, o terceiro lugar, com a equipe Kamikaze, de Capanema. Já na FCC, a 1ª colocação foi para Iron Turtles, de Campo Mourão; a 2ª para Bender, de Dois Vizinhos; e, a terceira, para a equipe Nautilus, também de Pato Branco.

O torneio desafiou os estudantes a desenvolverem diversas habilidades e competências, como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Na FLL, por exemplo, crianças e adolescentes de 9 a 16 anos construíram robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, programados para cumprir uma série de missões; e, na FCC, os estudantes do Ensino Médio foram desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas, trabalhando com máquinas e circuitos. Os projetos das equipes foram avaliados em quatro categorias: Desafio do Robô (programação dos robôs toda feita por alunos); Design do Robô; Projeto de Pesquisa, e Trabalho em Equipe.

Um dos organizadores da competição, Lucas Fressato Hohmann, do Sistema Fiep, de Curitiba, destacou que o torneio realizado dentro da Inventum 2019 foi um sucesso. “Foi uma energia muito boa, onde todos estavam preocupados em planejar, construir e programar robôs, mas, principalmente, em fortalecer a equipe. Costumamos dizer que essa é uma competição de cooperação, porque vai muito além da disputa”, salientou.

A técnica das equipes Megazord e Nautilus, ambas de Pato Branco, Andressa Nichetti, destacou que, mais do que os bons resultados, o torneio permitiu crescimento pessoal aos alunos. “Estamos felizes em sediar o evento e, depois de meses de intenso treinamento, termos o coroamento com essa premiação”, disse.

Lara Cristina da Silva, da equipe do Destroyers, de União da Vitória, participou do torneio e afirmou que foi um momento inesquecível. “É algo para ficar guardado para sempre no coração da gente, mesmo sem conseguirmos a classificação, nos superamos, e isso é o que mais importa”, avaliou.

Participaram do torneio, equipes das cidades de: Ampére, Campo Mourão, Capanema, Cascavel, Cianorte, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palmas, Pato Branco, São Mateus do Sul, Umuarama e União da Vitória.

Classificação

Categoria – FTC

1º lugar: Iron Turtles – Colégio Sesi de Campo Mourão

2º lugar: Bender – Colégio Sesi de Dois Vizinhos

3º lugar: Nautilus – Colégio Sesi de Pato Branco

Categoria – FLL

1º lugar: Megazord – Colégio Sesi de Pato Branco

2º lugar: 7th Connection – Colégio Sesi de Cianorte

3º lugar: Kamikaze – Colégio Sesi de Capanema

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.