Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Largo da Liberdade recebe exposição de histórias em quadrinhos

  • Projetos CTI
  • Nenhum comentário

A Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco é um processo de construção coletiva que a cada edição se amplia. Em 2019, muitas ações estão sendo desenvolvidas para serem apresentadas durante o evento. Uma delas está voltada à literatura. Com este intuito, aconteceu nesta segunda-feira (16), no Largo da Liberdade, a abertura da “Exposição Bienal Publica! 2018”, que envolve ainda a Gibiteca Móvel e oficinas.

A exposição reúne o trabalho de cerca de 28 artistas do Paraná, da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e, o acervo de aproximadamente 500 livros de histórias em quadrinhos, doados à Prefeitura de Pato Branco pela Gibiteca de Curitiba. A exposição permanecerá no Largo da Liberdade até o início da Inventum, quando será transferida para o Parque de Exposições. O horário de visitação é das 7h30 às 21h.

Paralelo à exposição, começou na segunda-feira o projeto Gibikids na Escola, parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bienal de Quadrinhos e Instituto Caranguejo, onde 30 alunos da rede municipal, estadual e particular, de 9 a 14 anos, participarão até quarta-feira (18) de uma oficina para criação de histórias em quadrinhos, com o tema Pato Branco. Ao final, os trabalhos desenvolvidos farão parte de um livro, que será lançado e distribuído gratuitamente na Inventum.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, ressaltou que a Inventum é uma feira democrática, que inova a cada edição. “Todo o trabalho realizado com a Bienal de Quadrinhos, que inicia com a Exposição, Gibiteca e oficina, é inédito e culminará com o lançamento do livro na nossa feira. É mais uma maneira de incentivarmos a literatura, a cultura e, valorizarmos a criatividade dos alunos de Pato Branco”, salientou.

O produtor da Bienal de Quadrinhos, Gilmar Kaminski, enfatizou que é uma satisfação desenvolver ações em Pato Branco voltadas ao universo dos quadrinhos. “A arte dos quadrinhos tem papel fundamental na formação de leitores e artistas. Ficamos felizes em sermos parceiros de uma oficina que ensina muito mais do que técnicas, mas que também inspira crianças a colocarem seus sentimentos à mostra. Aproveito ainda e convido toda a população que visite a exposição e o acervo de gibis. O material que está aqui é muito rico”, destacou.

A estudante do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), Emanueli Paini Garcia, 13 anos, contou que quando for adulta quer trabalhar com histórias em quadrinhos, por isso, se inscreveu para as oficinas. “Pra mim está sendo uma oportunidade única de me aproximar do que quero fazer no futuro. Para criar personagens e desenhos é preciso apenas imaginação”, salientou.

Mais informações sobre as atividades que integram a programação da Inventum, entre em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, nº 1628, ou pelo telefone (46) 3220-6080.

Deixe uma resposta