Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Prefeitura de Pato Branco lança Inventum 2019

  • Projetos CTI
  • Nenhum comentário

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e com o apoio de diversas entidades e instituições, lançou na noite desta segunda-feira (23), na Sociedade Rural Pato Branco, a 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 8 a 13 de novembro. Durante o evento, prestigiado por autoridades, entidades, estudantes, imprensa, instituições de ensino e a comunidade em geral, foram apresentadas retrospectivas das edições anteriores e as principais novidades nas áreas da inovação e tecnologia que farão parte desta, que é a maior feira do segmento, no Brasil.

A Feira, que iniciou em 2013, através da criação da primeira Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Paraná, é uma iniciativa do Município com o apoio de várias entidades e visa demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas em Pato Branco, bem como, incentivar o surgimento de ideias inovadoras e oportunizar que a população amplie seu conhecimento e aplicação sobre ciência e tecnologia. Para a edição de 2019, uma das novidades será a descentralização da Feira, que, além das atividades no Parque de Exposições, também estará no Largo da Liberdade, Parque do Alvorecer e em outras instituições. Serão mais de 400 horas de programação, 50 atrações, 40 palestrantes e um público estimado em 200 mil pessoas do Brasil e de outros países.

O prefeito Augustinho Zucchi enfatizou que a realização da Inventum é uma redenção, em que o conhecimento, insubstituível e talvez a única forma de igualdade, é colocado acima de tudo. “Precisamos oferecer condições para que a sociedade tenha acesso às oportunidades tecnológicas. O futuro é agora, a inovação acontece em grande velocidade. O lançamento da Inventum é um momento extraordinário. A Feira começou como uma mostra e hoje estamos transformando-a na maior do Brasil. É um orgulho para nossa cidade, um ganho para toda a população, para todos que participam e tem a oportunidade de agregar valores e gerar negócios”, enfatizou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressaltou que a Inventum 2019 é um processo de construção coletiva, que iniciou em 2017, e que será apresentado em novembro. “A Feira tem uma proposta extremamente inovadora, que se consolida nesta edição, com componentes que faz com que a comunidade, além de construir o conhecimento, participe de uma imersão em ciência e tecnologia, e quem sabe, desperte uma vocação. A Inventum coloca o conhecimento como protagonista. É uma grande oportunidade para o surgimento de ideias, do empreendedorismo e da concretização de grandes projetos”, salientou.

O superintendente geral da Inovação do Paraná, Henrique Domakoski, afirmou que em poucos lugares do mundo viu uma Feira ser construída com tanta dedicação e inovação como está sendo a Inventum. “Eventos como esse são extremamente relevantes e vão de encontro à linha do que o Governo quer, por isso fazemos questão de estar aqui em novembro e apoiá-los. A inovação deixou de ser uma vantagem competitiva, para ser quase que, uma questão de sobrevivência. A Inventum é um exemplo de que o planejamento e trabalho de pessoas sérias pode transformar realidades”, frisou.

Representando as instituições de ensino superior, a diretora-geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, em exercício, Nilvânia Aparecida de Mello, salientou que a Inventum é uma feira de tamanha magnitude e importância porque é construída pelas mãos das mais diversas entidades e instituições. “O futuro não é mais como antigamente, e a educação não se separa em categorias, é preciso construí-la. Pato Branco se diferencia neste processo, exatamente por envolver os mais variados setores da sociedade e, entre esses, a educação, para mostrar que conhecimento técnico e cientifico, pode ser construído de uma forma dinâmica, em que qualquer cidadão consegue entender e aplicar na sua vida”, enfatizou.

Em nome dos estudantes, a acadêmica do 4º ano de Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Andréa Rafaela Royer Cavalheiro, ressaltou que a Inventum promove um mundo melhor através do protagonismo da construção do conhecimento. “Não existe desenvolvimento sem a congregação de ideias. É o momento de compartilharmos experiências, pensarmos no desenvolvimento na sua plenitude, absorvendo conceitos teóricos, olhando para a prática. É a oportunidade de considerarmos todos os contextos”, apontou.

O consultor da Regional Sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e gestor dos projetos de Inovação, Startups e Educação Empreendedora, Elizandro Ferreira, representou as  entidades e empresas e frisou que Pato Branco está em um patamar diferenciado tecnologicamente e muito se deve a coragem e ousadia da atual gestão. “É uma Feira do movimento coletivo, das novas possibilidades, das programações especiais. Para se ter competitividade é preciso inovação, pesquisa, educação e a visão das empresas. O trabalho em conjunto oportuniza que seja demonstrado em um evento o que há de mais valoroso em ciência, tecnologia e inovação”, destacou.

O vereador Moacir Gregolin, que falou em nome da Câmara de Vereadores de Pato Branco, salientou que a Inventum veio ocupar uma lacuna que estava vazia na região. “Falar dessa Feira é uma grande responsabilidade. Ano após ano Pato Branco inova através da união de empresários, das instituições, dos mais diversos anseios da comunidade. Juntando todo o conhecimento, os sonhos e o empreendedorismo, que estarão presentes na Feira, nosso município nunca mais será o mesmo. É a maior demonstração do crescimento e empoderamento da nossa cidade”, frisou.

Destaques na Inventum Campeonato Airsoft, seletiva regional First league lego sesi

Para popularizar a cultura tecnológica na sociedade e oportunizar novos conhecimentos aos estudantes, muitas competições serão realizadas na Inventum. Entre os destaques estão: Campeonato de Airsoft; Campeonato Balístico; Seletiva Regional First League Lego – Sesi; Circuito Escolar de Drones; Competição de Baja; Competição de Foguetes; Competição de Videogame; Concurso de Aplicativos; Concurso Cosplay; Corrida de Eficiência Energética; Corrida Maluca; Esculturas Cinéticas; Hóquei de Robôs; HQ Escolar; Maratona do Conhecimento; Ponte de Macarrão; Regata de Nautimodelismo e Xadrez Eletrônico.

Também serão muitas as atrações inovadoras para envolver o público. Na lista, estão: Mundo Jurássico; Museu Terra Santa Antigo Egito e Pompéia; Museu Itinerante da PUC-RS; Edukamaker; Competição de Foguetes; Torneio Digital de Xadrez; Motion Sphere; Cine 6D; Trilha Tecnológica; Espaço Ambiental; Sebrae Space; Espaço Iapar; Espaço Unicentro; Espaço NTI; Espaço OAB; Espaço Senac; Espaço Sesc; Espaço Sesi; Espaço Crea-PR; Espaço Cacispar; Espaço NEJ; Espaço Empresarial, Espaço da Matemática; Bienal HQ; UTFPR In Concert ; Tecsul; Oficinas de Robótica; #Tamojunto; IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicite). Ainda serão apresentadas ações da Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); bem como a sede do Governo do Estado do Paraná estará na Inventum.

Parceiros

Para que a Inventum seja realizada com êxito, a Prefeitura de Pato Branco conta com a parceria e apoio de diversas entidades, entre elas: Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Faculdade de Pato Branco (Fadep); Faculdade Mater Dei; Núcleo Regional de Educação; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep);  Sindimetal; NTI; CBS; Grupo Operação Especiais na Selva (Goes); Genkos; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Rotaract; Sudovalley; Vale Digital; Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Sindicomércio; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Proem; Parque Tecnológico Binacional; Hi-mix; Ampernet; Ateii; Akyiama; Cresol; Sicoob; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Mútua; Reinova; Cacispar; NEJ; OAB e acadêmicos do quarto ano do curso de Administração da UTFPR.

A Inventum

A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, iniciativa do Município com o apoio de várias entidades, será realizada de 8 a 13 de novembro, com o objetivo de demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas, bem como, ratificar a excelência que Pato Branco tem na área. A Feira também incentiva o surgimento de ideias inovadoras e a aproximação da comunidade ao ambiente tecnológico, oportunizando que a população amplie seu conhecimento sobre ciência e tecnologia, de forma a gerar mais oportunidades no mercado de trabalho e inserção social.

Para mais informações sobre a Inventum, entre em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, nº 1628, ou pelo telefone (46) 3220-6080.

Deixe uma resposta