Programa Escola Pato Branco Digital abre novas turmas em 2020

Inscrições iniciam na segunda-feira (02). Nesta edição, além dos cursos gratuitos presenciais, também serão oferecidos cursos a distância

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, por meio do Departamento Acadêmico de Informática (Dainf) está ofertando 400 novas vagas para o Programa Escola Pato Branco Digital. As inscrições estarão abertas de 02 a 13 de março e podem ser feitas pelo site: smcti.patobranco.pr.gov.br/projetos/escola.

Nesta edição, estão sendo ofertados nove cursos, em diferentes áreas: Desenvolvimento de Páginas Web (HTML); Introdução à Programação em C; Programação e Robótica Lego Mindstorms – Básico; Montagem e Manutenção de Computadores; Introdução à Programação em Scratch; Programação e Robótica Arduino – Básico; Programação Android com App Inventor; Informática Básica e Informática Básica para Estrangeiros.

As aulas iniciam no dia 28 de março e acontecerão aos sábados, na UTFPR – Câmpus Pato Branco.  Os cursos serão ministrados por acadêmicos e egressos da área de informática da UTFPR, orientados pelos professores do Departamento de Informática e, também, pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com carga de 30 horas, cada.

Cursos a distância

Uma das novidades desta edição do Programa Escola Pato Branco Digital é a disponibilidade de cursos a distância, realizados através da parceria da UTFPR com a Cisco Systems, multinacional americana que oferta cursos em tecnologia da informação por meio da plataforma de treinamento Cisco Networking Academy (NetAcad). Neste primeiro semestre serão quatro cursos, ambos de nível iniciante, on-line individual. As inscrições estarão abertas de 02 a 28 de março e também podem ser feitas pelo site: smcti.patobranco.pr.gov.br/projetos/escola. As vagas são ilimitadas e qualquer aluno pode fazer. As aulas iniciam no dia 28 de março.

O Programa

Desde o início de suas atividades, em 2016, o Pato Branco Escola Digital já qualificou mais de 2.000 pessoas, sendo que em 2019, foram certificados mais de 300 alunos.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que os cursos oportunizam a capacitação dos mais variados públicos, desde crianças, adolescentes e adultos, de Pato Branco como de outras cidades. “São cursos gratuitos, que têm transformando a vida das pessoas, possibilitando conhecimento tecnológico de maneira simples e também impulsionando cada vez mais a nossa vocação econômica e social”, evidencia.

Cursos presenciais

– Desenvolvimento de Páginas Web (HTML):

Requisitos: Idade entre 12 e 21 anos e noções de informática básica;

– Introdução à Programação em C:

Requisitos: Idade entre 14 e 40 anos e noções de informática básica;

– Programação e Robótica Lego Mindstorms – Básico:

Requisitos: Idade entre 10 e 14 anos;

– Montagem e Manutenção de Computadores:

Aulas aos sábados, das 08h às 11h30;

Requisitos: Idade entre 14 e 18 anos, cursando/concluído o ensino médio e noções de informática básica;

– Introdução à Programação em Scratch:

Aulas aos sábados, das 09h às 11h;

Requisitos: Idade entre 7 e 10 anos;

– Programação e Robótica Arduino – Básico:

Aulas aos sábados, das 08h às 11h30;

– Programação e Robótica Arduino – Básico:

Aulas aos sábados, das 13h às 16h30;

Requisitos: Idade entre 14 e 25 anos, cursando/concluído o ensino médio

e noções de informática básica;

– Programação Android com App Inventor:

Aulas aos sábados, das 13h às 16h;

Requisitos: Idade entre 12 e 18 anos e noções de informática básica.

– Montagem e Manutenção de Computadores:

Aulas aos sábados, das 13h às 16h30;

Requisitos: Idade entre 14 e 25 anos, cursando/concluído o ensino médio

e noções de informática básica;

– Informática Básica para Estrangeiros:

Requisitos: Idade entre 14 e 40 anos e ser estrangeiro;

– Informática Básica:

Requisitos: Idade entre 14 e 40 anos;

Cursos a distância

– Get Connected (Conecte-se)

– Introduction to IoT (Internet das coisas)

Tipo de Aprendizagem: on-line individual

–Introduction to Cybersecurity (Introdução à Cibersegurança)

–Entrepreneurship (Empreendedorismo)

Tipo de Aprendizagem: on-line individual

Mais informações sobre os cursos e vagas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo telefone (46) 3220-6080.