Website oficial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Projeto de Laboratórios de Programação e Robótica integrará o Parque Tecnológico de Pato Branco

  • Raul Cardoso
  • Nenhum comentário

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou na tarde desta quarta-feira (03), por meio de uma vídeo conferência, do pré-lançamento do projeto de implantação de laboratórios de programação e robótica, que será estruturado no Parque Tecnológico de Pato Branco e, também, visitará as escolas públicas dos municípios do sudoeste do Paraná, por meio de uma unidade itinerante. O projeto foi viabilizado com recursos obtidos por emenda da deputada federal, Leandre Dal Ponte, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, no valor de R$ 1 milhão.

O projeto beneficiará cerca de cinco mil alunos da rede pública de ensino, do primeiro ano ao ensino médio através de um laboratório físico localizado no Parque Tecnológico e, um itinerante, que visitará os demais municípios, oferecendo cursos de programação, de utilização de componentes para a criação de robôs, robótica com recicláveis, robótica com lego, entre outros.

O intuito principal do laboratório itinerante é disseminar conhecimentos de robótica e tecnologia para diversos níveis educacionais, aproximando toda a comunidade, despertando-a para a inovação. Posteriormente, os alunos poderão colocar em prática o aprendizado dessas tecnologias, participando de uma competição que será realizada em Pato Branco, chamada de Olimpíada Regional de Robótica, com vários desafios de drones, barcos e robôs.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enfatizou que a tecnologia deve estar ao acesso de todos e que ter a oportunidade de oferecer conhecimento para outros municípios, através de projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico, é motivo de orgulho para a administração pública. “Esses laboratórios despertam nas crianças e nos jovens, a possibilidade de novas ideias, e a partir delas, criações na área de tecnologia através do conhecimento adquirido. Por isso, nós vamos aplicar rigorosamente bem esse investimento, para que seja um projeto piloto para outros lugares do Brasil e que possamos aproveitar essa oportunidade para dizer que temos no Paraná, um projeto que serve como exemplo para outros municípios daquilo que estamos empreendendo aqui.”

Durante a reunião remota, a deputada federal, Leandre Dal Ponte, reiterou a potencialidade do município para abrigar e desenvolver projetos ligados à tecnologia, despertando novos talentos dentre os alunos participantes. “Este é um projeto extremamente importante e inovador para toda a população do sudoeste do estado, tendo em vista que Pato Branco é um polo tecnológico e possui todas as qualidades e infraestrutura para gerir e colocar em prática os laboratórios.”

Deixe uma resposta